Uuuu Eles Brigam

Briga Casal Swing

Estávamos em uma festa no nordeste com mais alguns casais há cerca de dois anos atrás. Após acabar a festa na área da piscina ficamos conversando em frente ao quarto de um casal amigo. Estávamos em uns 5 ou 6 casais, bebendo, conversando, dando risadas. Após várias garrafas de espumante, quando todos já estavam bem alegres, um casal amigo decidiu perguntar aos demais se eles também tinham DR’s. Para quem não está acostumado com o termo “DR”, ele significa discutir a relação. Ou seja, aqueles momentos em que algo sai do compasso e acaba virando uma briga. Os casais começaram a responder que sim, falaram alguns exemplos que provocam as DRs entre eles e por último, se viraram para nós, Marina e Marcio e perguntaram, ‘e vocês?’. Eu olhei para a Marina, ela olhou pra mim, demos um sorriso e respondemos praticamente juntos que sim, temos nossas DR’s também.

A reação desses nossos casais amigos foi algo tão espontâneo que não aguentamos e caímos na risada. Eles olharam um para o outro e como se tivessem ensaiado um grito de torcida organizada, começaram a pular e gritar abraçados:

– Uuuu eles brigam, uuuu eles brigam, uuuu eles brigam!

Sim amigos, nós também brigamos. É natural, por mais que um casal tenha afinidade, cumplicidade, são duas pessoas diferentes e nem sempre um acaba entendendo algo em relação ao outro.

Nossa última briga por exemplo, foi pelo motivo da Marina ser direta em uma resposta que eu sinceramente não entendi o motivo. Estávamos juntos conversando, ela puxou um assunto comigo sobre alguns comentários aqui do blog e quando eu fui comentar com ela algo sobre o tema ela olhou pra mim e falou, ‘toma, quer olhar aqui no meu celular ou quer que pegue o seu’? Fiquei sem entender, pois estava apenas conversando sobre algo que ela tinha acabado de puxar o assunto. Claro que depois de duas garrafas de vinho as chances de algo não ser bem entendido pelo outro é grande, mas na hora eu nem pensei nisso. Fiquei puto pela resposta que ela me deu e pronto, a noite foi pro saco.

Eu gosto de pensar que nada é por acaso, tudo é um aprendizado e temos que tomar como lição esses momentos que as coisas saem dos trilhos. O importante é saber que as DR’s podem aparecer e que temos que tentar evitá-las. No caso que comentei, talvez a melhor reação fosse eu ter saído de perto, ir para o fumódromo, mesmo não fumando, para esfriar a cabeça. Talvez a melhor reação dela fosse me perguntar o motivo de eu estar falando algo sobre os comentários do blog, não sei se ela lembrava que tinha puxado esse assunto. Enfim, já foi, então temos que sempre pensar em como evitar um próximo problema. Não é porque estamos juntos há 24 anos que não temos ainda coisas para acertar, afinal, não somos os mesmos de 24 anos atrás. Estamos em constante evolução e isso faz com que tenhamos que continuar nos conhecendo dia após dia.

É muito difícil lembrar na hora da raiva, mas espero que eu consiga na próxima colocar em prática algumas dicas básicas:

  1. Tente manter a calma. Sei que é difícil, sei mesmo, mas é a primeira coisa que precisa ser feita.
  2. Respire fundo. Procure não falar nada, respire fundo, se preferir, avise que vai dar uma volta
  3. Procure se colocar no lugar do outro. Putz, muito difícil né? Mas é fundamental tentar entender o motivo da outra pessoa estar brava.
  4. Entenda a emoção do outro. Nem sempre no começo da briga os dois estão nervosos. Tente entender a emoção de quem ficou bravo por alguma razão. A pessoa já está brava, portanto, sair afirmando que ela está errada e que ela não tem motivo nenhum para ficar brava só faz com que a raiva aumente.
  5. Procure passar a sua opinião de forma branda, sem gritos. Aumentar o tom de voz ou gritar nesses momentos só vai fazer que a briga cresça de tamanho
  6. Não seja cínico. Nesses momentos não use ironia ou aja de forma cínica. É claro que a outra pessoa vai perceber e a situação só vai piorar
  7. Não permaneça na briga por orgulho. Como é difícil assumir que fizemos algo que magoou o outro. É muito mais fácil pensar que não fizemos nada que justifique o outro ficar bravo. É uma defesa natural, mas é um sinal de fraqueza não assumir os nossos erros. Você pode até achar que não foi nada de mais, mas ao se colocar no lugar do outro pode perceber que poderia ter feito diferente.
  8. Evite brigar quando estiver bêbado. Acho que nossas últimas DR’s foram em momentos assim, não exatamente bêbados, mas já com algumas doses de bebida na cabeça. Muitas dessas DR’s acabam virando piada no dia seguinte quando os dois já estão totalmente sóbrios, mas as DR’s com o efeito do álcool podem gerar dores posteriores, pois podemos acabar falando coisas sem pensar

É isso meus queridos, espero que nossa experiência com esse tema chato possa ajudar de alguma forma no relacionamento de vocês.

Fui!

Subscribe
Notify of

2 Comentários
Newest
Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo
2 anos atrás

Minha esposa bebeu ontem e fez merda, por sorte nada grave. Estou muito chateado ainda e esperando a raiva diminuir pra poder pensar com serenidade e ter uma boa conversa.