Swing e Ciúme são Compatíveis?

Queridos, taí um assunto que vira e mexe volta à tona quando a gente fala de swing porque muitas pessoas imaginam que seja impossível manter uma relação a três ou quatro sem que o ciúme apareça firme e forte pra atrapalhar a diversão. Pensando nisso – e também porque eu sofro com esse mal (sim, pra mim isso é um mal!) – deixa eu escrever algumas verdades sobre o ciúme.

Em primeiro lugar, é preciso entender que o ciúme é um sentimento egoísta, ou seja, está dentro da cabeça de quem sente; porém ele afeta todos os outros ao redor da pessoa ciumenta, é por isso que este é um assunto tão polêmico e tão discutido durante toda a vida, em todo lugar.

Ele (o ciúme) aparece logo cedo, quando somos crianças, toda vez que uma terceira pessoa entra na “briga” pelo outro. É assim quando chega um irmão pra competir pelo amor dos pais, é assim quando chega um colega de escola pra competir pelo amor da menininha, é assim quando chega um amigo do melhor amigo.

A vida inteira é feita de interações sociais e o ciumento sofre toda vez que alguém (ou algum objeto) chama atenção do outro. E isso tanto pode ser verdade – pode ser que o outro realmente se interesse pelo terceiro elemento – quanto pode ser fantasia do ciumento, ou seja: se existir só na fantasia do ciumento, é suficiente pra que ele tome como realidade e passe a infernizar a vida do amado.

Isso acontece porque a pessoa ciumenta tem baixa auto-estima, tem um alto grau de imaturidade emocional e acaba por refletir na pessoa amada os seus próprios sentimentos de inferioridade. Deixa eu explicar melhor: quem sente ciúme não tem a menor intenção de proteger o amado, ele quer proteger a si mesmo! O ciúme é egoísta e só diz respeito ao próprio eu, numa tentativa de não se magoar, de não se sentir inferiorizado, de não ser substituído.

Não importa o quanto a pessoa amada faça por merecer ela nunca será digna de confiança porque o problema não é com ela, é com quem sente ciúme. Eu sei, eu sei, os ciumentos de plantão vão bater o pé e não vão aceitar essa verdade, vão dizer que eles tem motivo pra desconfiar do outro, que eles só querem o bem do outro, que isso, que aquilo. Isso é normal porque as questões psicológicas só podem ser amenizadas quando a pessoa está pronta para aceitar sua própria condição, seja ela qual for. Alcançar a maturidade emocional requer muito trabalho, esforço e tempo.

Tá, mas então ciúme e swing são incompatíveis? Não totalmente. Eu não me atrevo a dizer que o swing pode curar um ciumento, até porque não existe nada que suporte essa ideia; mas eu digo que o ciumento que se atreve a praticar swing está dando o primeiro passo para encarar o “problema” de frente.

Quando uma pessoa ciumenta decide ir pro swing ela já sabe que haverá um terceiro elemento no processo; mas vai assim mesmo! É preciso muita coragem para enfrentar a si mesmo, para enfrentar seus medos, seu lado mais escuro. Mas é justamente isso que começa a jogar luz na escuridão, desmistifica o medo e começa a perceber que ele mesmo não é tão inferior assim quanto ele pensava. Mas é só um primeiro passo, para aqueles que sofrem sentindo ciúme não há outro caminho senão a psicoterapia.

O parceiro deu motivo pro ciúme? O parceiro atendeu o telefonema da solteira? Ela beijou o cara com mais vigor? Ele transou com ela por mais tempo do que transa com você? Seja qual for o motivo, o problema não é do outro (ok, vai, tem vezes que é do outro mesmo porque o outro é um canalha sem vergonha!) o problema está em você. Sentiu ciúme? Reveja a si mesmo, tente entender o que está acontecendo com você, se a raiva que você está sentindo é mesmo do outro ou é de si mesmo. Tente resolver o quanto antes, pois quanto mais você demorar pra enfrentar seus medos maiores eles vão ficar.

Beijosssssssss

Subscribe
Notify of

7 Comentários
Newest
Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Tatiane Cidade
4 anos atrás

Oi Sou casada há 23 anos e desses 3 no swing. Estou ciente que sou uma pessoa ciumenta e por ser assim já sofri muito estando no meio, no entanto ser ciumenta me consome de 3 anos e meio para cá. Sempre fui uma mulher segura de mim, nem passava fazer cenas de ciúmes, no entanto descobri uma traição de meu marido, e a separação era certa, até ele me propor tentarmos reconciliação e dentro desta proposta estava o swing. Relutei mas aceitei na ideia de salvar o casamento, no entanto me tornei uma mulher extremamente ciumenta. Não vou negar… Read more »

Solange Conceição Freire
4 anos atrás

Estive ontem no swing com meu namorado. Tudo rolando de boa, eu transava com ele, chupava outro cara enquanto beijava e tocava a mulher dele. Chegou um outro casal e trocamos os parceiros, tudo normal, muito tesão. Quando estávamos satisfeitos ali fomos para outro lugar. Depois começamos a transar novamente e eis que o mesmo casal volta e a mulher vai direto no meu namorado e o marido dela vem pra mim. Meu namorado foi para cima dela e era lindo ver ele transando com ela, mas eu não estava curtindo o marido dela. Aí é que veio a situação… Read more »

Pri
8 anos atrás

Eu posso dizer que “curei” meu ciúmes com o swing, sério… Quando comecei a sair com o meu marido, (aos 22 anos) ele era de outra mulher há 4 anos, e a verdade seja dita, ele não prestava, mas era uma delícia, rs, e eu gostava de sair com ele. Quando ele a largou e quis namorar comigo, eu fiquei com muito pé atrás, e apesar de topar namorá-lo eu fazia da vida dele um inferno, fuçava TUDO dele sempre esperando encontrar alguma coisa. 1 ano depois conhecemos o swing, claro que foi super tesão e tal, e como eu… Read more »

8 anos atrás

Sensacional,parabéns pelo texto…Essa Deficiencia Natural que temos,o Ciúmes,é realmente algo que tem que ser Controlado o quanto antes,pois isso realmente pode se agravar,se tornar o famoso Ciúmes Possessivo…Se Ciúmes fosse algo bom 100%,nunca veríamos tantas notícias de pessoas que tiraram a vida do outro ou sua própria vida…Isso é algo Psicológico e não tem nada Haver com Amor de Verdade,é só mais uma Qualidade Ruím que Nós Seres Humanos Carregamos,assim como Sentir Ódio,Raíva,Ganancia,Egoísmo e Ciúmes é claro…um Grande Abraço ao casal e Bjos de Jack y Jennifer.

Morena
8 anos atrás

Bom diaa lindaaa !!!

Muito racional o seu post….Ciúme é o mal da humanidade….rs…mas eu não ligo o ciúme a

insegurança não…rs…ligo a um sentimento ruim tb de possessividade…de acharmos q

temos o direito de o “outro” ser só nosso…..em razão disso, infelizmente, perdemos

momentos que podem ser inesquecíveis e únicos… O ideal é sentir ciúme, e controlar em

prol de outros ganhos…já que o ciúme p mim é um grande estimulante sexual…

O sentimento difícil !!! rs…

Bjus