Se essa pergunta fosse feita pra você, teria uma resposta na ponta da língua? Engraçado como é muito mais fácil ir fazendo as coisas do que falar sobre elas. Defini-las então, parece um desafio cada vez maior em um mundo diversificado e com preguiça de filosofar.
Pois bem, lancei o desafio no Instagram e gostaria de compartilhar com vocês algumas das respostas que o pessoal escreveu.






Análise
Analisando diretamente, contei quantas vezes determinada palavra foi escrita, desconsiderando o que poderia estar implícito; e o resultado é:
- Cumplicidade 7 menções
- Honestidade – 6 menções
- Respeito – 3 menções
- Liberdade – 4 menções
- Sexo – 1 menção
É claro que não se trata de uma super pesquisa, mas a ideia aqui é refletirmos um pouco sobre o que a sociedade pensa que é ser liberal versus o que a galera que vive liberal, pensa. Sem dúvida que a diferença mais gritante é em relação ao sexo.
Todo mundo pensa que ir pro swing, virar liberal, abrir a relação, etc… é viver num parque de diversões onde todos os brinquedos são pintos e vaginas.
Mas a realidade é que o parque de diversões do mundo liberal tem outros brinquedos além do sexo. Digo mais: para quem entra no meio com seu parceiro de vida, a fila pra andar nos brinquedos sexuais costuma ser enorme. E não é porque tem muita gente na frente, não… mas porque nem sempre o lado emocional (que quase sempre é deixado de lado) não está maduro o suficiente para acompanhar o tesão.
Processo de amadurecimento
No fim das contas, não sei se eu saberia definir o que é ser um casal liberal. Mesmo porque é nítido que nem todos os casais liberais estão na mesma fase do processo. Alguns se permitem muito pouco e são taxados de “falsos liberais”; outros se permitem demais e são taxados de “abertos”.
E assim, de rótulo em rótulo, o meio liberal acontece em vertentes tão variadas que fica, sim, muito difícil definir o que é ser um casal liberal.
Desafio
Se você é liberal, casal ou single, segue o desafio de definir o que é ser liberal. Mas não pra mim, para o blog ou pra quem quer seja; simplesmente por uma questão de identidade. Para Erikson (1972) implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. O autor entende que identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está solidamente comprometido.
Quando a gente se sente parte da comunidade liberal, ficamos comprometidos emocionalmente com esse estilo de vida. Por isso é importante definir pra si mesmo, o que é ser liberal. E como visto nas respostas acima, as definições podem ser bem diferentes de pessoa para pessoa.
E não é esse mesmo o ideal de ser liberal, que cada um tenha a liberdade de ser o que deseja ser?
Referência: