Exames Para a Mulher que Gosta de Sexo

exames de rotina para mulher, coluna do dr. bruno jacob

Olá leitoras, hoje vamos falar de algo importantíssimo para todas as mulheres que se cuidam e são preocupadas com a própria saúde e a do seu parceiro, os exames de rotina básicos para uma mulher.

Como ginecologista, tenho muita satisfação em ver uma paciente preocupada em estar em dia com seus exames, mas as vezes na correria nós acabamos pedindo o exame e a paciente não sabe o que é ou para o que serve. Nesse post vou falar de um por um:

-Papanicolau: Deve ser realizado em todas as mulheres sexualmente ativas. Consiste em retirar células do colo do útero com auxílio de uma espátula e uma pequena escova, essas células são analisadas em laboratório. Sua principal função é detectar o câncer do colo de útero dentro da classificação de NIC que vai de um a cinco.

-Colposcopia: É a observação do colo do útero com auxílio de uma lupa ou uma câmera. Serve para detectar lesões, infecções ou doenças nessa região. É utilizado para complementar diagnósticos do Papanicolau.

-Mamografia: É uma radiografia das mamas realizada com uma leve compressão. As imagens são analisadas e incluídas dentro de uma classificação chamada de BI-RADS. Essa classificação vai de 0 até 6 e indica os riscos para câncer de mama.

-LH e FSH: São gonadotrofinas, hormônios produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários. Participam ativamente do ciclo menstrual. O FSH regula o desenvolvimento e a maturação puberal,(o desenvolvimento dos caracteres sexuais na adolescência) além dos processos reprodutivos e secreção de esteroides sexuais. O LH tem importantes funções na ovulação e na produção de esteróides sexuais.

-Estrógeno: Esse é o grande responsável pelas características da mulher, distribuição da gordura para seios, quadril, nádegas, voz fina, distribuição de pêlos, desenvolvimento dos lábios da vagina, ou seja, torna a mulher feminina. Seus níveis baixos causam diminuição da libido, ressecamento vaginal, diminuição do trofismo vaginal e até rugas.

-Progesterona: É o segundo hormônio sexual da mulher, sua maior função é na gravidez. Fora dela ele aumenta a libido, a lubrificação vaginal, além de manter o trofismo vaginal.

-Testosterona: Engana-se quem acha que só homem produz testosterona. Na mulher ela atua (porém em menor quantidade) e é responsável pela libido, orgasmo, massa muscular, massa óssea, controle da gordura corporal, disposição, auto-estima, concentração e por ai vai.

-S-DHEA: É o precursor da testosterona, ou seja, ele é responsável pelos índices da testosterona estarem altos, ou baixos.

-Hormônios da tireoide: Nos casos de hipotireoidismo, a paciente pode apresentar fadiga, cansaço, ganho de peso, falta de interesse sexual e indiposição.

-Ultrassom transvaginal: Ultrassom realizado com um transdutor especial, que entra na vagina e encosta no colo do útero. Ele avalia o útero, o endométrio, os ovários e o colo. Importante para avaliar o tamanho dos ovários em caso de baixas dosagens hormonais.

Visto isso podemos perceber a importância dos exames de rotina e da dosagem hormonal, tanto na vida em geral como na vida sexual. Mulheres que estão se sentindo indispostas, com falta de apetite sexual, não atingem o orgasmo, ganhando muito peso devem falar com seu médico, tenha seus exames sempre em dia!

 

Por Dr. Bruno Jacob

Subscribe
Notify of

1 Comentário
Newest
Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Ca e vi
6 anos atrás

Olá dr. Bruno! Quais são os riscos e como evita-los quando fazemos sexo grupal? Penso em tomar a vacina de hpv, eu e meu marido, mas existe alguma outra maneira de se evitar doenças sexualmente transmissíveis? Por mais que use a camisinha, no sexo oral temos contato com os órgãos que podem passar doenças. Como prevenir? E quais são as outras doenças que podem ser transmitidas apenas com o contato com o órgão genital?