Casais Liberais Sentem Ciúme?

“Nossa… não sabia que vocês sentiam ciúme…” é uma das frases que ouvimos bastante de quem começa a conhecer um pouco o meio. Isso porque, à primeira vista, ser liberal requer um baita desprendimento de muito do que se conhece como “normal” em uma relação; começando pelo ponto central da coisa, o sexo com outras pessoas.

Aprendemos que se um casal se ama, precisa demonstrar esse amor através de certos comportamentos; sem isso, não há amor. Cenas de ciúme, pitis, caretas, brigas, confusão, agressão, abuso, feminicídio… Acho que deu pra entender que amor e ciúme não combinam. Não é fazendo cena que o ciumento vai mandar esse sentimento embora, muito menos trazer o parceiro pra perto.

Somos nós

O mais difícil disso tudo é aceitar que todos os sentimentos vem de nós mesmos. O que acontece do lado de fora, com o outro ou sem o outro, desperta as coisas aqui dentro. Pra entender melhor, pense em algum sentimento positivo, como alegria, por exemplo. Quanta gente vemos por aí, rindo para as paredes, sem motivo algum, né? Em alguns casos, a gente até fica contaminado por essa alegria alheia.

A gente não fica alegre ou triste porque alguém fez alguma coisa. Não, amores… nos sentimos alegres ou tristes porque aquilo que alguém fez ativou algo dentro de nós.

Como o ciúme é um sentimento mais negativo, é muito mais difícil assumir que sente. É menos doloroso dizer que só está com ciúme porque alguma coisa provocou, se não fosse “o outro”, eu nunca sentiria ciúme na vida. Mas o outro… ah… aquele serzinho que eu preciso tanto dele para suprir as minhas inseguranças… ele não quer fazer isso por mim. Ele insiste em ser livre, leve, solto; sorrir pra todo mundo, abraçar, beijar, dançar… se divertir… SEM MIM! QUE OUSADIA!

Todos sentem

Se você já está ficando com raiva porque está se identificando com o texto, calma, meu querido! Todo mundo sente ciúme, em maior ou menor grau, contido ou desesperado e, em algum momento, também se resolve. E a vida segue. A vida segue com ou sem seu parceiro, com o sem o seu mal estar de ciúme, com ou sem aquele “piti” que você deu na frente de todo mundo.

E uma coisa eu garanto: a vida sempre segue melhor sem colocar o peso do seu ciúme na pessoa que você ama. É uma verdade dura, mas em termos de ciúme, não é o outro: é você. Reescrevendo a frase: em termos de sentimentos, não é o outro: é você.

Liberal x Ciúme

Então, não fique tão preocupado em ser liberal sabendo que o ciume é um sofrimento pra você. Eu digo há muito tempo por aqui que a pessoa que sabe que é ciumenta e entra no meio liberal, é, de fato, muito corajosa. Ela sabe que vai doer, que vai sofrer, mas vai assim mesmo.

E no fim das contas, o meio promove diversas oportunidades para que a gente aprenda a lidar com o ciúme de uma forma mais adequada. Sim, o meio liberal está cheio de ciume. E de pessoas corajosas aprendendo a lidar com ele, a cada dia.

Beijossssssssssssss

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments