Uso Indevido de Imagem no Swing também é Crime

Essa semana recebi um recado de uma amiga perguntando se eu tinha autorizado algum casal postar fotos minhas. Disse que estava navegando por um site de relacionamentos e viu uma das minhas fotos com nome de outra pessoa. Achou estranho, pois entrou no tal perfil e não havia nenhum crédito ou menção à Marina e Marcio e resolveu tirar a dúvida diretamente comigo antes de fazer uma denúncia formal. Resultado: realmente, algum perfil que não fazemos ideia de quem seja, postou duas fotos do ensaio que fizemos com a Sociedade Secreta SA como se fossem deles. A administração do referido site foi acionada no caso e tomou as devidas providências. Esse episódio nos fez pensar que, por mais que a gente viva no século 21 ainda tem gente que não entendeu – ou nunca aprendeu – sobre uso de imagens. Então hoje vamos ensinar algumas coisinhas e aproveitar para tirar algumas dúvidas que vocês possam ter, ok?

Legalmente falando, usar uma imagem que não é sua pode te causar muitos problemas. Quando a imagem é de uma figura pública ou famosa existem algumas formas de uso que não dependem de permissão formal, por exemplo: quando você usa a imagem da pessoa somente para fins informativos, sem fins comerciais*. Mesmo assim é indispensável que se coloquem os devidos créditos à imagem (quem é o modelo, quem é o fotógrafo, local onde foi fotografado). Traduzindo isso para o meio liberal: não use fotos de outras pessoas como se fosse você, por mais que você ache que a foto é muito parecida com você mesmo. A ideia de ter um perfil no swing carrega em si uma conotação comercial (no meio swinger o mais valorizado é o ético e o estético em detrimento do financeiro), visto que o perfil funciona como uma propaganda do casal para atrair contatos para festinhas – o fim que todos procuramos por aqui. Quando você faz uma propaganda enganosa você diz que é uma coisa que na realidade não é; o maior prejudicado acaba sendo você mesmo no fim das contas. Em outras palavras: não é legal e não é bem visto no meio.

Imagina que você viu um perfil super bacana, com fotos simplesmente espetaculares, entra em contato e marca um encontro. Quando você chega no lugar marcado fica procurando o tal perfil, afinal, você já viu as fotos, já sabe mais ou menos o que vai encontrar. De repente chega do seu lado uma pessoa que você não conhece e diz “oi, sou o fulano”. Você olha bem, olha de novo e pensa: não é mesmo! Não foi com essa pessoa que eu marquei um encontro. Daí a pessoa ainda tem a cara de pau de dizer que as fotos que você viu eram antigas, ou tinham photoshop, outros ainda falam que pegaram a foto na internet, assim, como se fosse algo super normal. Tá rindo? Essa situação é tão frequente no meio que chega a estar no top 3 das principais reclamações dos swingers, isso se não for a número 1!

Para nós, Marina e Marcio, fazer um retoque ou outro para tirar uma espinha que apareceu, ou cobrir algum sinal corporal que possa te identificar não é problema nenhum. Alterar completamente o corpo da pessoa, usar foto de outra pessoa ou passar-se por outra pessoa é que achamos ridículo porque é crime. E quanto às nossas fotos, vamos esclarecer abaixo as condições para utilização, caso alguém esteja pensando em usar:

1 – Você pode usar nossas fotos para fins comerciais somente mediante prévia autorização por escrito.

2 – Você pode usar nossas fotos para fins informativos apenas mediante prévia comunicação e desde que sejam colocados os devidos créditos abaixo da foto.

3 – Você pode postar nossas fotos em seu perfil desde que deixe escrito que a foto pertence à Marina e Marcio e a fonte onde você a encontrou (endereço do blog/twitter/facebook).

4 – Você não pode fazer qualquer tipo de alteração em nossas fotos, em hipótese alguma.

Qualquer outro uso de nossa imagem será considerado ato ilícito sujeito aos processos jurídicos cabíveis.

Gente, imagem é coisa séria. No meio então… vish! Casal/solteiro que usa imagens de outros é considerado perfil fake, mesmo não sendo casal arranjado, porque mostra uma falsa realidade para a comunidade. Não é bem visto, ninguém curte, a galera coloca na lista negra mesmo! Não caiam nessa furada, queridos leitores, sejam vocês mesmos, sejam autênticos. Vocês só tem a ganhar.

Beijosssssss

PS: O número que está aparecendo na foto é o número de um dos vários perfis que detectaram o problema; fez um print para provar e nos avisou. Obrigado de coração, amigos!!

*http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12670

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments