Mulheres Poderosas São Menos Assediadas?

Vi uma reportagem muito interessante um dia desses e resolvi escrever um post sobre o tema. A reportagem é sobre uma exposição em um museu na Bélgica apresentando as roupas que vítimas de violência sexual estavam usando quando foram atacadas. O que achei interessante é que são roupas comuns, normais do dia a dia que mulheres usam.

Quando era criança e via as notícias nos jornais ou histórias em rodas de conversa sobre alguma mulher que foi assediada ou estuprada, sempre me questionava se existiria algo que elas poderiam ter feito para evitar tal situação.

Por ser criança, não entendia todo o contexto e as dúvidas inevitavelmente surgiam em minha cabeça.

O que mais eu pensava era se as mulheres que passaram por isso estavam usando roupas que poderiam gerar esse tipo de comportamento, agressão.

Claro que não tinha uma base e nem conhecimento necessário para chegar à alguma conclusão, mas sempre me questionava.

Os anos foram se passando, passei de criança à adolescente. E nossa, uma coisa eu tive certeza, a forma que as mulheres se vestem mexem realmente com os homens! Meus hormônios estavam à todo vapor, não podia ver um decote, uma saia curta que já ficava louco de tesão. Mas foi justamente nessa fase da vida que algumas das dúvidas que tinha quando criança foram sanadas. A roupa que a mulher usa influencia a imaginação do homem, pois somos muito visuais, mas nunca senti vontade de sair atacando ou agarrando à força uma mulher por ela estar dessa forma.

Percebi que as histórias e alguns comentários que ouvia quando criança não faziam fundamento. “Também, vai saber o tipo de roupa que ela estava usando”, “Ah, quem usa uma roupa dessa está mesmo querendo ser atacada”, “Mulher de respeito não usa saia curta, não fica mostrando os peitos com decote”. Eram tantas coisas que antigamente se falava sobre os casos noticiados de violência sexual à mulher que era realmente difícil as crianças da época não acharem que existia alguma conexão, roupa x assédio sexual.

Apesar de ter ouvido muito dessas coisas quando criança, sempre fui um tipo de pessoa que gosta de questionar as coisas, procurar respostas, entender como tudo funciona. E foi assim, buscando respostas, lendo artigos, depoimentos, que confirmei o que já imaginava, uma coisa não tem nada a ver com outra. Isso foi muito importante para mim como homem. Ter a certeza de que nada justifica comportamentos machistas e agressivos contra uma mulher.

É claro que a educação que recebi dos meus pais ajudou muito a formar o homem que sou. Sempre me ensinaram a respeitar a mulher, tratá-la com carinho, respeito.

Quando conheci a Marina e começamos a namorar, ficava às vezes bravo, mas sofria calado sem poder entrar em algum conflito que até então não era meu. Por muitas vezes presenciava a Marina querendo usar uma roupa e os pais reclamando, fazendo-a tirar a roupa “curta” e colocar outra.

O  tempo passou, casamos, e uma das primeiras coisas que fiz quando casamos foi comprar roupas sensuais para ela. Sabia que ela gostava, sabia que ela tinha um corpo lindo e além de tudo isso, gostava de ver ela vestida assim, sensual, sexy.

Agora, imagina se eu tivesse me deixado influenciar ou simplesmente aceitado o que me falavam quando era criança? Com certeza também iria reclamar dela usando esse tipo de roupa, afinal, ela saindo por ai com essas roupas “escandalosas” seria sinal que ela estava disponível, querendo sexo.

Sabem o que é mais triste? É que até hoje existem pessoas que acham que a vestimenta feminina é justificativa para ataques que mulheres sofrem. O pensamento “provavelmente ela estava usando roupas provocantes” ainda é comum nos dias de hoje. Gente, nada justifica uma mulher ser atacada, agredida, estuprada!

O pior é vermos que esse pensamento está tão enraizado em nossa sociedade que mulheres que sofrem violência sexual quase sempre se sente envergonhadas e culpadas pelo que ocorreu. Não, a culpa não é e nunca foi de vocês!! A total culpa por qualquer tipo de violência sexual é sempre do agressor!!

Achei tão interessante esse exposição sobre o tema que comecei a pensar e conversar com a Marina sobre algo. O que tenho observado durante esses nossos anos no meio liberal, no swing, é que a Marina é muito menos assediada quando sai toda poderosa, sexy, sensual. Acho que a mulher que se veste assim passa a imagem de uma mulher empoderada, decidida, forte. Isso assusta muitos homens!

Será então que mulheres que saem pelas ruas poderosas, sensuais e cheias de confiança correm menos riscos de serem vítimas de violências sexual? Seria um ótimo tema de estudo e pesquisa, não acham?

Fui…

https://oglobo.globo.com/sociedade/exposicao-com-roupas-de-vitimas-de-estupro-refuta-tese-de-culpa-da-mulher-22288350

Subscribe
Notify of

3 Comentários
Newest
Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Casal LC
4 anos atrás

Caramba, Marcio. Tive as mesmas influências e tenho as mesmas sensações. Interessante que adoro exibir a Sra. C, mas fico com receio diante de conhecidos. As raízes ainda são fortes por aqui.
Parabéns pelo post

Adriano e Sara
4 anos atrás

Prezado Márcio….Lendo e seu post….me vejo literalmente nele!! desde da criação tbm

Quando casei com a Sara…tive o mesmo comportamento que o seu…sempre pensando nela…e no intuito de ser livre..sem barreiras e paradigmas…

Parabéns..
Forte Abraço

Sro Inocente
4 anos atrás

Márcio, vc demora a postar e qnd escreve vem com assuntos bombásticos!!
Concordo com vc, acho que não é a roupa que determina a mulher…
E o pouco que conheço sobre estas agressões notei que não se trata de roupas, o agressor busca mulheres fragilizadas e em dias corriqueiros onde em sua grande maioria a mulher está com roupas que são aceitas pela sociedade como sendo padrões.
Acredito que as mulheres com elevada auto estima e que usam roupas sensuais tendem a ter está imagem de empoderamento e consequentemente amedrontam qualquer investida!!