Censura na Bienal é Hipocrisia

A notícia do momento é a censura na Bienal do livro no Rio de Janeiro e eu nem sou tanto de trazer conteúdo político aqui no blog mas dessa vez eu não me contive diante de tanta hipocrisia. Palavras, textos, respostas, perguntas, passeatas… defendendo a não-censura, a liberdade de expressão e de opinião; tudo tão lindo e maravilhoso… se não fosse a maior balela!

“sob o signo do retrocesso – cuja inspiração resulta das trevas que dominam o poder do estado–, um novo e sombrio tempo se anuncia: o tempo da intolerância, da repressão ao pensamento, da interdição ostensiva ao pluralismo de ideias e do repúdio ao princípio democrático” Celso de Melo.

“visa a impedir a censura ao livre trânsito de ideias, à livre manifestação artística e à liberdade de expressão no país”. Raquel Dodge.

“Fomos confrontados com uma atitude obscurantista, de censura, de repressão à criação literária. Esta Bienal é um símbolo do que o Brasil de hoje está enfrentando” Laurentino Gomes.

Querem saber o que é censura? Vivam um dia ao lado de quem trabalha no mercado erótico e entretenimento adulto. Todos tem direito de se expressar, né? Então me diga, onde estão os defensores da liberdade quando Facebook e Instagram deletam as contas de quem vende produto erótico? Ou mesmo do nosso curso para casais, que não tinha absolutamente nada de pornográfico ou constrangedor?

Todos tem direito de se expressar desde que se encaixem nas regras morais de quem tem o poder; sempre foi assim, sempre será assim. Essa é a grande verdade e é por isso que se trata de uma grande hipocrisia.

A censura está impregnada na cabeça do brasileiro. Pensam que estão defendendo uma grande causa saindo em manifestações contra o que aconteceu na Bienal mas assim que voltam pra casa colocam novamente a máscara da censura em ação:

  • Na escola, quando o coleguinha do lado diz que foi numa casa de swing e eles caem na gargalhada – quando não o chamam de corno, puta e louco.
  • No salão, quando a mulher que está fazendo as unhas diz que comprou um vibrador e todas dão risada – porque estão na verdade, muito interessadas em fazer o mesmo…
  • No restaurante, quando dois casais swingers dão beijos trocados e todos começam a olhar com recriminação – porque existe hora e lugar pra tudo (…será mesmo? Ou será só um jeito bonito de dizer que não é pra fazer “isso” perto de mim?).

A censura não está na Bienal, nem aconteceu por causa de um ou outro governo. Ela está no dia a dia, nas pequenas atitudes, naquele sorriso amarelo que você dá quando não gosta do que está vendo. Achou um absurdo o que aconteceu na Bienal? Pare de hipocrisia e olhe para si, você pode estar fazendo pior.

Quanto à justificativa do Crivella, concordo plenamente. É preciso proteger as crianças sim! Proteger contra tanta falta de amor, de respeito, de empatia. Mais do que proteger, é preciso educar nossos pequenos com informação adequada à sua capacidade de compreensão. Isso sim é imprescindível e de uma urgência inigualável.

Temos que falar sobre sexo sim! Não é só sexualidade, não é só saber como funciona o corpo mas compreender que o ato sexual (transa, trepada, foda, bimbada e o escambau) não é uma vergonha; é parte do ser humano! Passou da hora de termos liberdade de expressão, de opinião, de escolha de vida respeitada sem hipocrisia. Tenho dito.

NÃO À CENSURA NA BIENAL; NÃO À CENSURA NA VIDA.

Beijosssssssssss

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments