Depressão Pós-Sexo

Se você nunca ouviu falar em depressão pós-sexo, fique tranquilo; a maioria das pessoas não tem ideia do que é e provavelmente cairia na gargalhada ao ouvir sobre o assunto. Como é possível ficar triste depois do sexo? Isso acontece porque, assim como diversas outras coisas, essa “condição” humana foi descoberta recentemente (a referência mais antiga sobre o assunto na internet data 2009).

Em 2011 a Austrália promoveu um estudo somente com mulheres e resultou que quase metade das participantes (46%) afirmaram ter experimentado algum sentimento de tristeza após o orgasmo. Já o psiquiatra Richard Friedman conta ter atendido um rapaz que apresentava os mesmos sintomas.

O que é DPC

Alguns sintomas podem ser choro, ansiedade, agitação, melancolia, sensação de vazio ou agressividade. Mesmo após o sexo satisfatório é possível que a mulher se sinta deprimida e este sentimento pode aparecer logo após o ato – e continuar por dias.

Ao que parece, a depressão pós-sexo (ou disforia pós-coito – DPC) não tem nada a ver com a qualidade ruim da relação sexual (o que já seria um bom motivo pra chorar, né? kkkkk).  Gert Holstege, da Holanda, mapeou o cérebro de homens e mulheres fazendo uma tomografia durante o orgasmo. Descobriu que existe uma diminuição significativa da atividade nas amídalas cerebelosas, a região do cérebro envolvida no processamento de estímulos atemorizantes. Isso quer dizer que além de prazer, o orgasmo reduz o medo e a ansiedade.

Pode ser que o cérebro de algumas pessoas não consiga aumentar gradualmente a atividade na região onde houve a diminuição, voltando rapidamente à normalidade e causando alterações visíveis nos sentimentos de medo e ansiedade. Mas como não existem estudos específicos, tudo o que for dito sobre as causa da depressão pós-coito é especulação.

Traumas sexuais, abusos sexuais, predisposição biológica, problemas de relacionamento, problemas de auto estima, culpa, nada disso pode ser dado como causa certa da DPC. Também não podemos confundir uma leve tristeza ou até mesmo aquele choro pós-orgasmo com uma depressão. Esta, só é considerada após um grande período de tristeza. Algumas pessoas relataram sintomas até 24 horas após a relação sexual.

A Depressão e o Swing

Pode ser mais fácil descobrir se alguém sofre de disforia pós-coito pra quem está no meio liberal. Não estou dizendo que entrar pro swing é a forma ideal pra concluir qualquer coisa, mas no fim das contas, ele acaba sendo um ótimo campo de estudo nesse caso.

Eu já senti uma vez uma sensação de tristeza após um forte orgasmo e sempre achei que existe um sistema rebote no corpo humano, tipo, quanto maior for o prazer, maior será o efeito colateral. Pra alguns esse efeito colateral é rir, já viu gente que não consegue controlar uma risada boa depois do sexo? Pra outros pode ser o choro, como eu já vi muitas pessoas chorando (e não necessariamente de tristeza) depois da transa.

Mas isso é um pensamento meu, não sei se existem estudos nem comprovação científica sobre efeitos rebotes. De acordo com o dr. Friedman, “o órgão sexual mais importante dos seres humanos é, na verdade, o cérebro”. As coisas que a gente acredita, os motivos que nos levam a transar com alguém e tudo o que passa na nossa cabeça – antes, durante e depois do sexo – formam o mais poderoso afrodisíaco natural.

Às vezes a gente fica tão preocupado com o que o outro vai pensar, com a performance sexual, com isso, com aquilo, que acabamos criando barreiras pra nós mesmos. Como já dizia Marta Suplicy, “relaxa e goza”. Eu prefiro dizer “desencana”. Não importa como você vai lidar com seus problemas desde que você lide com eles. Acha que tem depressão pós-sexo? Procure ajuda. O melhor jeito de dar o primeiro passo, é dar o primeiro passo.

Beijosssssssss

Ref. goo.gl/g1UwbG

Subscribe
Notify of

3 Comentários
Newest
Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
pombinha
7 anos atrás

Olá Marina e Márcio Estou me deliciando aqui com os posts de vocês, com a maneira simples, direta e divertida que abordam temas tão íntimos e importantes! Sobre esse assunto, “depressão pós-sexo” eu já estudei um pouquinho, porque comecei agora um flerte com com o mundo do swing, mas já namoro algum tempo o universo BDSM, onde esse assunto é bastante explorado É bem isso mesmo que você pensou: depois de um intenso prazer é comum que o corpo tenha uma baixa de endorfina, pois ele produziu e liberou muita endorfina durante a sessão e agora precisa se re-balancear Essa… Read more »

Marcelo
7 anos atrás

Bem interessante, parabéns.