Por Que Falamos Mal dos Outros?

Fofoca Swing

Uma das maiores ilusões que percebemos em casais, solteiros ou solteiras que decidem entrar no meio liberal é que neste meio todo mundo é bonzinho, pessoas legais e de bem com a vida. Infelizmente essa não é a verdade. O meio liberal é formado por pessoas comuns e como em qualquer círculo social, teremos pessoas legais, pessoas falsas, pessoas com baixa autoestima, pessoas invejosas, pessoas que adoram falar mal dos outros, as fofoqueiras, ou seja, o meio liberal é um retrato fiel do que encontramos na sociedade em geral.

Fofocar ou falar mal dos outros

Uma das coisas mais comuns que percebemos, são as fofocas ou simplesmente pessoas que gostam de falar mal dos outros, seja de um single, uma solteira, outro casal e muitas vezes do próprio parceiro. Por incrível que parece, existem casais que estão no meio liberal que sempre que estão sozinhos, acabam falando mal do próprio parceiro para os outros.

Existem diversas razões que podem gerar esse tipo de comportamento, para saber o real motivo de cada uma, seria preciso entender melhor cada pessoa.

O ato de falar mal dos outros, acaba mostrando muito a respeito de como uma pessoa se vê. Atrás da crítica há insegurança e baixa autoestima. Ou seja, a fofoca ou o ato de falar dos outros revela na verdade que algo não está bem com a própria pessoa. Uma pessoa que é satisfeita consigo mesma sempre mantém uma relação positiva e saudável com as que estão no seu círculo de convívio.

E a inveja?

A inveja caminha de mãos dadas com a fofoca. O desejo de possuir algo que os outros possuem faz com que o invejoso pratique a fofoca de forma descontrolada, seja inventando algo que não é real sobre outros ou falando mal do seu objeto de inveja sempre que possível.

Já presenciamos e vivenciamos casos absurdos! Já soubemos de pessoas que espalham que para alguém ser amigo nosso, de Marina e Marcio, a mulher precisa transar comigo (Marcio), tipo um teste sofá.

Por trás da inveja, existe uma pessoa que sente raiva ou até mesmo ódio por alguém ter alcançado algo que ela não conseguiu. Dentro do universo liberal, raiva por um casal ter saído com aquela single que a pessoa tanto queria, raiva por ver um casal com um bom relacionamento enquanto a pessoa vive um relacionamento infeliz, raiva por ver alguém se destacando enquanto a pessoa entende que ela é que merecia ter esse tipo de destaque.

A inveja é considerada um desvio de caráter. É algo que se forma na pessoa desde a infância. Sendo assim, não é algo simples de ser mudado. Não dá para simplesmente decidir não sentir mais inveja e pronto. É algo demorado e muitas vezes só é possível a mudança com a ajuda de um psicólogo.

E quais as consequências?

O grande problema da fofoca, de se falar mal do outro e da inveja, é que ela não afeta apenas a pessoa que pratica o ato. Ela acaba afetando as pessoas a sua volta, sejam as que são objetos do seu veneno ou as pessoas que estão escutando o que está sendo dito.

Em algum momento as máscaras caem, a pessoa fica sabendo que falaram mal dela, que inventaram situações e que determinada pessoa tenta de todas as formas denegrir a sua imagem. As consequências podem ser as mais diversas, casamentos terminados, relações de “amizade” finalizadas, futuros negócios interrompidos, dor em quem foi alvo desse ataque, e muitas outras coisas negativas. Ou seja, não existe um final feliz para esse tipo de comportamento.

Pessoas invejosas, fofoqueiras e que gostam de falar mal dos outros, estão na verdade infelizes consigo mesmas, porém, são incapazes de enxergar isso. Acabam projetando nos outros aspectos da própria personalidade que não aceitam.

Tente sempre fugir deste sentimento. Denegrir o outro, pode até trazer um prazer momentâneo, mas no final, acaba te trazendo infelicidade, pois isso acaba te influenciando negativamente de uma forma que você nem perceba.

 

 

Subscribe
Notify of

2 Comentários
Newest
Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
2 anos atrás

Quando alguém muito próximo fala mal da gente para outros é foda né?