Valentine´s Day

14 de fevereiro é o dia de São Valentim, que até há algumas décadas era uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países. O Valentine´s Day é o Dia dos Namorados e sua história conta que o bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Claudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Na prisão ele se apaixonou pela filha de um carcereiro e antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte (14 de fevereiro) também marca a véspera de  Lupercais, uma festa anual celebrada na Roma antiga em honra a deusa Juno, deusa da mulher e do casamento, e ao deus Pan, deus da natureza. 

Aqui no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado na véspera do dia de Santo Antônio, 12 de junho, o santo casamenteiro do país. A ideia foi trazida pelo publicitário João Doria (pai do governador de São Paulo, João Doria Jr.), que lançou uma campanha em junho de 1949 com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”.

Mas não tem nada a ver com religião, o ponto sempre foi comercial. Sendo dono de uma agência de propaganda ele foi contratado por uma loja para aumentar as vendas em junho, então ele pegou a ideia do Valentine´s Day, pouco conhecido no Brasil na época, mas forte no exterior, e juntou com o dia de Santo Antônio.

A partir de então, tanto o Dia dos Namorados quanto o Valentine´s Day virou uma orgia comercial: lingeries, restaurantes, floriculturas, vestuário… todas as áreas do comércio dão um jeitinho de incentivar o povo a “provar” o amor com qualquer coisa que seja, porque palavras parecem não ser mais suficientes em dias de tanta modernidade.

Hoje diversos setores comerciais estão fazendo o mesmo com o Valentine´s Day, a ideia é vender mais em fevereiro, principalmente quando o carnaval cai em março. Há movimentos brasileiros para que o 14 de fevereiro seja incluído no calendário nacional como o Dia do Amor, mas até o momento, isso não aconteceu.

E o que é que isso tem a ver com swing? Então, eu poderia encontrar um monte de ligações, escrever um monte de códigos morais, dizer que amor que é amor se prova com liberdade. Mas a verdade é que eu só penso numa coisa quando é Dia dos Namorados ou Valentine´s Day: transar a noite toda!! kkkkkkk. Se ganhar um presentinho fica melhor ainda, mas o bom mesmo é terminar na cama, junto de quem te faz feliz.

Pode ser o marido, a esposa, um amigo, uma amiga, três amigos de uma vez (porque não? rsrsrs)… a configuração é livre, até porque se existe uma diferença entre o Dia dos Namorados e o Valentine´s Day é que um só se comemora por namorados enquanto o outro permite troca de cartões e presentes entre amigos. Podemos dizer que o Dia dos Namorados é convencional, Valentine´s Day é liberal!

E você pode aproveitar o dia de hoje como desculpa para uma noite deliciosa de sexo. Presentinho, flores, cartão, vinho… hummmmmm… SEXO!

Happy Valentine´s Day!

Subscribe
Notify of

1 Comentário
Newest
Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
casalfortalezahm
5 anos atrás

Que bacana!!!