Etiqueta do Celular na Balada Liberal

Etiqueta do celular na balada liberal e casa de swing

Etiqueta Liberal

Em todos esses anos de swing eu já vi muita gente ser retirada da balada liberal ou da festa porque não seguiram as regras básicas da comunidade. Os seguranças são chamados e caso a pessoa não mude o comportamento ela é convidada a se retirar. Em geral esse tipo de problema acontece no reservado, ou porque algum cara bebeu demais e está sendo inconveniente com os casais ou porque ele quer arrumar confusão mesmo e entrar sozinho onde só pode entrar casal. Mas uma das maravilhas do mundo moderno anda causando muita confusão nas baladas liberais porque as pessoas ainda não sabem exatamente onde e como usar – o celular.

Oras, todo mundo sabe que o universo do swing é cheio de mistério e anonimato – as pessoas não querem ser reconhecidas ali. A  maioria delas, pelo menos. Tem outras que fazem questão de mostrar que estão numa balada liberal, que estão felizes, que não tem preconceito nenhum. E agora, quem tem razão? Nas minhas divagações, penso que vivemos uma era de transformações, inclusive na questão da abertura do swing como um estilo de vida livre de preconceitos. E é fato que as baladas liberais junto com essas pessoas que dão a cara a tapa e não tem vergonha de dizer que estão curtindo a noite lá dentro são fundamentais para desmistificar o meio e mudar a visão que os PB´s tem sobre os coloridos. É por isso que o celular nas baladas liberais é um hábito cada vez mais comum e muitas vezes incentivado. Uepaaaaaa!! Incentivado?

As festas fechadas e/ou temáticas sempre reservam um espaço para quem quer tirar fotos no celular. Sempre! Por causa do patrocínio, por causa de visibilidade, porque as pessoas querem ter uma recordação daquela noite especial. Nesses casos, o casal ou single que gosta de fotografia usa aquele espaço específico para fazer fotos. Depois ele posta no seu perfil das redes de swing ou mesmo do facebook, como ele quiser. E quem prefere viver no anonimato continua curtindo a balada e a festa longe daquele espaço. Tudo certo, todo mundo fica feliz.

O grande problema é quando as pessoas não entendem que só aquele espaço é liberado para fotos e sai disparando flashes do celular em qualquer lugar da balada liberal. Sabem porque isso não é permitido? Porque o cidadão que está tirando fotos não está sozinho naquele lugar e eventualmente vai pegar outros frequentadores no fundo da foto. Daí o belo vai e posta no facebook – porque ele não se importa em mostrar que vai na balada liberal – mas esquece que as pessoas que estão ao fundo se importam, e muito! Isso sem falar que o cara não tem direito sobre a imagem dos outros pra sair fazendo fotos de qualquer pessoa por aí. Isso não pode de jeito nenhum!

Etiqueta do Celular na balada liberal – pode usar para:

  • fazer fotos em lugares próprios para fotografia – quando tiver.
  • fazer fotos onde não tenha mais ninguém aparecendo – nem atrás, nem do lado.

Não pode usar para:

  • fazer foto na pista de dança – tá cheio de gente dançando ali, né?
  • fazer foto com outras pessoas ao fundo – presta atenção, gente…!
  • telefonar, receber ligação, enviar mensagens, ver redes sociais – vai no banheiro ou na recepção caso precise fazer qualquer uma dessas coisas – ninguém precisa ficar ouvindo suas conversas.

Então, amores, quando vocês perceberem alguém usando o celular fora do lugar próprio para fotos, avise o gerente da casa. A pessoa que está no meio tem obrigação de saber os limites do uso de celular. Até porque o swing não é uma bagunça onde todo mundo faz o que quer e fica tudo certo. Não mesmo! Existem regras, existem sanções, existem punições (vou falar sobre isso num próximo post, ta?). Quer ficar no anonimato? Exija seus direitos! Quer postar como foi sua noitada? Não prejudique os outros com isso. É simples assim e todo mundo fica feliz, como deve ser uma noite no swing!

Beijosssssssssss

 

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments