Preconceito Contra Swing Afeta Bem Estar

Um estudo de pesquisa recente, publicado no Boletim de Personalidade e Psicologia Social, descobriu que pessoas em relacionamentos Consensualmente Não Monogâmicos (CNM) enfrentam estigma social negativo que afeta seu bem-estar.

Pesquisas anteriores já estabeleceram que as pessoas tendem a ver os relacionamentos CNM de forma mais negativa do que a monogamia. O novo estudo pesquisou 372 pessoas em relacionamentos CNM e descobriu que cerca de 40% delas relataram ter sofrido estigma negativo como resultado de seu relacionamento.

Quatro temas surgiram entre aqueles que relataram ter sofrido estigma: expressões de desconforto ou desaprovação de seu relacionamento com CNM, perda de recursos ou comportamento ameaçador, desvalorização ou diminuição de seu caráter e desvalorização ou diminuição de seu relacionamento.

“Pessoas em relacionamentos consensualmente não monogâmicos realmente relatam que vivenciam o estigma de várias maneiras”

Elizabeth Mahar

Efeitos do estigma negativo


“Pessoas em relacionamentos consensualmente não monogâmicos realmente relatam que vivenciam o estigma de várias maneiras”, diz a principal autora do estudo, Elizabeth Mahar, da University of British Columbia. “Além disso, esse estigma vivenciado está associado ao sofrimento psicológico.”

O estudo também examinou os efeitos desse estigma no bem-estar das pessoas em relacionamentos CNM. Pesquisando 383 participantes, os pesquisadores descobriram que experimentar estigma negativo estava relacionado ao aumento do sofrimento psicológico. Essa associação também estava ligada ao estigma antecipado (até que ponto as pessoas esperam ser tratadas ou consideradas mal) e ao estigma internalizado (o grau em que as pessoas se sentem culpadas por seu relacionamento com o CNM).

Minorias


“Pesquisas anteriores descobriram que pessoas com identidades marginalizadas (por exemplo, indivíduos LGBTQ) vivenciam o estigma de várias maneiras únicas”, diz o Dr. Mahar.

“Encontramos um padrão semelhante para pessoas em relacionamentos consensualmente não monogâmicos”.

E. Mahar


Vale a pena notar que mais de um quinto dos americanos e canadenses relatam ter estado em um relacionamento CNM em algum momento de suas vidas. A Dr. Mahar enfatiza a importância de estarmos atentos a como podemos estar envolvidos em comportamentos que afetam negativamente o bem-estar das pessoas nos relacionamentos do CNM.

“Obter uma melhor compreensão do estigma e como ele está ligado ao bem-estar permitirá desenvolver e implementar intervenções para mitigar efetivamente os efeitos nocivos do estresse minoritário para pessoas consensualmente não monogâmicas”.


https://scienceblog.com/535522/stigma-affects-well-being-of-people-in-consensually-non-monogamous-relationships/

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments