Ícone do site Marina e Marcio

Depilação Íntima

depilação íntima, saúde da mulher, dr bruno jacbos

Afinal, os pêlos pubianos protegem a vagina? Ou eles são meio de cultura para proliferação de bactérias? Tirar ou não tirar? .
.
Muitas amigas, pacientes e colegas me perguntam a respeito dessa questão. Algumas referem que já tomaram “bronca” dos seus ginecologistas por conta da depilação.
.
??”Meu ginecologista disse que não é mais para depilar tudo, pois o pelo serve para proteger”??
.
Realmente, o pêlo serve para a proteção. ??
Na antiguidade os pelos pubianos protegiam a mulher da entrada de bichos na vagina. Mas os tempos mudaram e hoje em dia essa função não é mais necessária correto? Errado
Em 2009, o comitê de cosméticos de Nova Jersey proibiu a chamada “Brazilian Wax” (depilação total) por conta dos riscos de infecção.
.
Já aqui no Brasil os médicos não chegaram a um consenso em relação ao quanto de pelo se deve retirar da região íntima.
Enquanto alguns são mais conservadores e defendem a função de proteção, outros, dizem que o importante é a higiene.
.
A depilação faz parte da limpeza! Pelos em demasiado atrapalham a higiene íntima principalmente na época da menstruação ou do calor! Além disso, os pêlos aumentam a oleosidade no local e isso favorece sim a proliferação de microorganismos!
.
Ou seja, as opniões são muito divergentes ainda! O ideal mesmo é o meio termo: aparar com uma tesourinha.
Se a mulher optar por depilar por completo, o ideal é tomar cuidado com a técnica. Lâminas podem causar irritação na pele, causar feridas e causar encravamento de pêlos. Algumas ceras podem desencadear reações alérgicas, e por ai vai…
.
LEMBRANDO: Com pêlos ou sem pêlos o ideal é uma higiene íntima adequada, visitas regulares ao ginecologista e exames periódicos!
.
Por Dr. Bruno Jacob.

Sair da versão mobile